Saber que existe um acordo de livre comércio não é suficiente para concluir que uma operação já pode utilizar tarifa preferencial.
Essa diferença tornou-se especialmente importante com o Acordo Mercosul-EFTA.
No corte deste artigo, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços informava entrada em vigor bilateral para o Brasil em 1º de outubro de 2026 com a Islândia e em 1º de novembro de 2026 com a Noruega.
Para Suíça e Liechtenstein, a orientação oficial brasileira ainda condicionava a vigência à conclusão dos respectivos processos de internalização.
Na Suíça, o processo avançou no próprio dia deste corte: depois de o Conselho dos Estados aprovar o acordo em 14 de setembro, o Conselho Nacional também aprovou o projeto em 16 de setembro, por 118 votos a 66, com 10 abstenções. A internalização suíça, porém, ainda não estava concluída, pois permaneciam etapas parlamentares para a resolução das divergências entre as câmaras.
Essa entrada escalonada não é uma anomalia operacional. O próprio acordo prevê que sua vigência possa ocorrer em momentos distintos entre os Estados, conforme o depósito dos respectivos instrumentos de ratificação, aceitação ou aprovação. Em outras palavras, o acordo pode produzir efeitos entre Brasil e um membro da EFTA antes de produzir os mesmos efeitos com outro.
Para a empresa, essa é apenas a primeira distinção necessária. Mesmo quando o acordo já está juridicamente vigente entre os dois países da operação, ainda é preciso saber se o produto está abrangido pela preferência aplicável naquele momento, se cumpre a regra de origem, se essa origem pode ser comprovada e se a redução tarifária é material diante da estrutura econômica da transação. É a passagem entre essas condições que define se uma preferência prevista no papel se transforma em algo utilizável na operação.
A vigência bilateral é o primeiro filtro
Um acordo assinado, ratificado pelo Brasil ou amplamente divulgado como concluído ainda não significa, por si só, que toda relação comercial com os quatro países da EFTA esteja operando sob preferência tarifária. O teste precisa começar pelo par concreto de países.
Se a empresa pretende exportar do Brasil para a Islândia, a data relevante é a da vigência entre Brasil e Islândia. Se o destino for a Noruega, a data bilateral é outra. Se a contraparte estiver na Suíça ou em Liechtenstein, não é possível transportar automaticamente para essas relações uma preferência que já tenha começado a produzir efeitos com outro membro da EFTA.
A pergunta inicial, portanto, não deveria ser apenas: o Acordo Mercosul-EFTA entrou em vigor? Ela precisa ser mais específica: o acordo já produz efeitos entre os dois países envolvidos nesta operação, na data em que a preferência será utilizada?
A diferença parece formal, mas tem consequência comercial direta. Uma cotação, formação de preço ou decisão de sourcing construída sobre uma preferência ainda não vigente pode incorporar uma economia que a operação não terá.
A vigência do acordo também não significa tarifa zero para todo produto
Superado o primeiro filtro, surge o segundo. O produto precisa ser localizado no cronograma tarifário correspondente ao fluxo analisado.
Os textos oficiais do acordo possuem cronogramas distintos para as concessões do Mercosul, da Islândia, da Noruega e da Suíça/Liechtenstein. Portanto, não existe uma única tabela abstrata chamada “tarifa do Acordo Mercosul-EFTA” aplicável indistintamente a todas as operações.
No acesso aos mercados da EFTA, o desenho é relativamente acelerado: o material oficial brasileiro informa que as preferências concedidas pelos países da EFTA serão implementadas no primeiro dia de vigência aplicável. Isso não significa, porém, que qualquer mercadoria brasileira receberá necessariamente tarifa zero. Para produtos industriais e pesqueiros há eliminação das tarifas na entrada em vigor, enquanto parte do universo agrícola envolve concessões específicas, inclusive preferências parciais e quotas.
No sentido inverso, para bens originários da EFTA entrando no Mercosul, a estrutura é diferente. O cronograma inclui produtos com eliminação imediata e categorias de desgravação ao longo de 4, 8, 10 ou 15 anos, além de determinadas preferências fixas e outros tratamentos específicos. O anexo tarifário estabelece ainda que as etapas seguintes de redução ocorrem conforme o calendário definido no acordo.
Isso produz uma consequência empresarial importante: vigência e intensidade da preferência são perguntas diferentes.
O acordo pode estar vigente e o produto ter eliminação imediata. Pode estar vigente e a tarifa ainda estar em processo de redução. Pode haver uma concessão parcial. Pode existir uma quota. Ou a linha tarifária pode não produzir, naquele momento, a vantagem que a empresa imaginava ao ouvir que o acordo “reduziu tarifas”.
Por isso, percentuais agregados de liberalização são úteis para compreender a dimensão do acordo, mas não resolvem uma operação concreta.
O produto precisa cumprir origem, não apenas vir de um país participante
Existe uma terceira camada que costuma ser confundida com a anterior. Estar no cronograma tarifário não basta.
Os acordos de livre comércio concedem tratamento preferencial a produtos originários, segundo critérios negociados. Uma preferência não é concedida automaticamente porque a mercadoria foi enviada por um país parceiro; é necessário cumprir as regras de origem previstas no acordo.
No Mercosul-EFTA, o Anexo I contém as regras gerais de origem e um apêndice específico estabelece regras por produto. Mercadorias produzidas com materiais não originários podem adquirir origem quando cumprem a transformação exigida para a respectiva classificação, enquanto operações consideradas insuficientes não conferem origem por si mesmas.
Essa é uma fronteira importante para a decisão empresarial. Uma empresa pode comprar uma mercadoria de fornecedor localizado na Noruega e descobrir que a origem preferencial não decorre simplesmente do endereço desse fornecedor. Da mesma forma, um exportador brasileiro pode utilizar insumos de diferentes países e precisar compreender se o processo produtivo atende à regra específica aplicável ao bem final.
Isso significa que procedência comercial e origem preferencial não são sinônimos. A primeira ajuda a descrever de onde a mercadoria está sendo enviada ou com quem a empresa está negociando. A segunda responde se o produto satisfaz as condições que permitem reivindicar o tratamento tarifário previsto pelo acordo.
Quando a resposta depende de enquadramento técnico da mercadoria ou de regra específica de produto, essa verificação precisa ser realizada com a profundidade e a competência técnica correspondentes. A análise empresarial não substitui classificação aduaneira especializada nem um parecer individual de origem.
Cumprir a origem ainda não basta se ela não puder ser comprovada
Existe uma diferença adicional entre ter origem e conseguir utilizar a preferência.
O Anexo I do acordo estabelece que o tratamento tarifário preferencial depende de prova de origem e prevê, entre os mecanismos, declaração de origem e certificado de origem. O próprio texto condiciona determinadas modalidades de declaração por exportadores do Mercosul à implementação e notificação das regras domésticas correspondentes.
Para a empresa, a consequência não é decorar o procedimento. É perceber que a documentação não entra no final como formalidade independente da decisão comercial. Ela faz parte da própria utilizabilidade da preferência.
Uma mercadoria pode economicamente parecer elegível. A empresa pode conhecer o cronograma tarifário. Pode até ter reconstruído corretamente sua cadeia produtiva. Ainda assim, se a origem não estiver amparada pela prova admitida para aquela operação e naquele momento, a preferência pode não ser aplicada ou pode ser posteriormente questionada.
Por isso, antes de precificar a economia tarifária como fato consumado, é necessário responder outra pergunta: a empresa consegue demonstrar a origem nas condições exigidas pelo acordo e pela implementação aplicável à operação?
O acordo foi acompanhado de anexos específicos para declaração de origem, certificado de origem, certificado de substituição e acumulação estendida. O Portal Siscomex disponibiliza esses documentos em conjunto com os cronogramas tarifários.
Esse desenho mostra que origem e prova de origem são partes relacionadas, mas diferentes. Uma trata da condição econômica e produtiva do bem. A outra trata da capacidade de demonstrá-la para obter o tratamento preferencial.
Uma preferência utilizável ainda não é uma vantagem econômica
Se a operação passou pelos filtros anteriores, existe uma base mais consistente para falar em benefício tarifário. Ainda assim, uma nova distinção é necessária. Economia tarifária não é sinônimo de vantagem econômica total.
Uma redução de tarifa modifica um componente da operação. Seu peso final depende do tamanho dessa redução, do valor da mercadoria e do restante da estrutura econômica. Frete, seguro, câmbio, custo financeiro, prazo, exigências documentais, preço negociado e capacidade operacional continuam existindo.
Uma redução tarifária pequena pode ser relevante em uma operação de margem estreita. Pode ser praticamente irrelevante em outra na qual transporte, financiamento ou oscilação cambial tenham efeito muito maior. Pode ainda ser absorvida na negociação comercial.
Se um fornecedor sabe que o comprador passará a pagar menos tarifa, parte desse ganho pode ser apropriada por alteração de preço. Se o exportador utiliza a preferência para reduzir o preço final e conquistar mercado, a vantagem pode aparecer em competitividade comercial, não necessariamente em aumento da margem unitária.
Da mesma forma, na importação, menor tarifa pode reduzir determinado componente do custo, mas não demonstra que mudar de fornecedor, país ou cadeia de abastecimento seja economicamente racional. O ganho precisa sobreviver à comparação completa.
Tarifa menor não determina quem captura o benefício
A preferência também não define, sozinha, quem ficará economicamente com a economia. Essa distribuição depende da negociação.
Considere uma operação que passa a ter redução tarifária efetivamente utilizável. Uma empresa pode manter o preço e capturar parte da diferença em sua margem. Pode reduzir preço para disputar mercado. Pode aceitar que a contraparte renegocie condições. Pode utilizar a nova estrutura para viabilizar um produto antes pouco competitivo. Ou pode concluir que a economia é pequena demais para justificar qualquer mudança comercial.
A preferência cria uma condição nova. A estratégia comercial determina como essa condição será utilizada.
Essa diferença é especialmente relevante porque acordos de livre comércio costumam ser apresentados em linguagem agregada, com percentuais de cobertura, comércio liberalizado e oportunidades setoriais. Esses números mostram escala. Não mostram automaticamente o resultado da empresa.
Mudar sourcing por causa do acordo exige comparar mais do que a tarifa
A mesma lógica se aplica a decisões de abastecimento. Suponha que uma empresa brasileira avalie substituir um fornecedor de outro país por um fornecedor localizado em membro da EFTA porque o novo acordo oferece preferência tarifária. A conclusão não deveria partir da tarifa isoladamente.
Primeiro, é necessário saber se o acordo já está vigente bilateralmente. Depois, se o produto efetivamente possui preferência no cronograma aplicável e em qual estágio. Em seguida, se a mercadoria satisfaz a origem preferencial e se essa origem pode ser comprovada. Somente então aparece uma economia tarifária defensável.
Ainda falta compará-la com:
- preço do fornecedor;
- frete e seguro;
- prazo de entrega;
- moeda e exposição cambial;
- necessidade de financiamento;
- condições de pagamento;
- exigências documentais;
- confiabilidade operacional;
- demais custos relevantes à decisão.
Não é necessário que todas essas variáveis mudem. É suficiente que uma delas seja material para neutralizar, reduzir ou ampliar o ganho tarifário.
Quando prazo, moeda, financiamento e demais componentes começam a alterar significativamente o resultado, a análise deixa de ser apenas tarifária e passa a integrar a estrutura financeira completa da operação, cuja lógica precisa ser reconstruída como fluxo econômico.
O mesmo raciocínio vale para uma estratégia de exportação
Para o exportador brasileiro, o acordo também não deveria produzir automaticamente a conclusão de que determinado mercado da EFTA se tornou mais atraente. A preferência pode melhorar a posição tarifária do produto no destino. Isso é relevante. Mas a decisão de entrar, ampliar vendas ou alterar preço depende de outras condições.
A empresa precisa conhecer o tratamento do seu produto, sua origem, documentação, capacidade de entrega, custo logístico, condições comerciais e estrutura de recebimento. Precisa ainda saber se a vantagem tarifária é suficiente para modificar a proposta diante dos concorrentes e de outros custos de acesso ao mercado.
Em alguns casos, uma diferença tarifária pode ser decisiva. Em outros, apenas reduz uma desvantagem já existente. Em outros ainda, o produto pode sequer cumprir a regra de origem necessária. Por isso, o acordo amplia possibilidades comerciais, mas não substitui a análise de viabilidade da operação.
A empresa precisa separar sete perguntas antes de contar com a preferência
O mecanismo pode ser reconstruído sem transformar o acordo em um manual de despacho.
A primeira pergunta é país e data: a relação bilateral já está juridicamente coberta pelo acordo no momento relevante? A segunda é produto: qual linha tarifária e qual tratamento negociado efetivamente correspondem à mercadoria? A terceira é cronograma: a preferência é imediata, gradual, parcial ou condicionada a outra estrutura, como quota?
A quarta é origem: a mercadoria satisfaz a regra geral e, quando aplicável, a regra específica do produto? A quinta é prova: a empresa dispõe da forma de comprovação admitida para reivindicar o tratamento preferencial? A sexta é utilização: a preferência poderá ser efetivamente solicitada e aplicada na importação correspondente?
Somente então aparece a sétima: qual diferença econômica isso produz? Essa última pergunta recoloca a tarifa dentro da operação completa.
Se a economia modificar materialmente custo, preço, margem ou posicionamento comercial, o acordo pode alterar uma decisão empresarial. Se não modificar, a existência da preferência continua sendo juridicamente verdadeira, mas economicamente secundária.
A oportunidade do acordo começa onde termina a leitura puramente tarifária
O Acordo Mercosul-EFTA amplia o universo de relações preferenciais disponível às empresas brasileiras. No corte deste Radar, essa ampliação começa a adquirir datas concretas para o Brasil, primeiro com a Islândia e depois com a Noruega, enquanto os demais membros ainda precisam ser acompanhados conforme seus processos de internalização.
Mas a entrada em vigor não elimina as etapas seguintes. Uma preferência precisa existir juridicamente entre os países da operação. O produto precisa estar no tratamento tarifário correto. A origem precisa ser satisfeita. Essa origem precisa ser comprovável. A preferência precisa ser efetivamente utilizável. E a economia precisa ser relevante diante do restante da transação.
É essa sequência que separa uma vantagem prevista em um acordo de uma vantagem empresarial incorporável a preço, margem, sourcing, negociação ou planejamento. Tarifa menor pode ser uma oportunidade. Só se torna fundamento para decisão quando a empresa consegue demonstrar o caminho completo entre a regra e o resultado econômico que espera produzir.







