Tarifas dos EUA ao Brasil: por que o tempo da empresa não é o tempo da negociaçãoCom dados até 1º de setembro de 2026, o diálogo bilateral foi retomado sem redução das tarifas. Para exportadores, a questão é preservar margem, pedidos, estoque, caixa e opções enquanto o tempo político segue outro ritmo

Geopolítica & Negócios

Análises conjunturais e estratégicas.

Ilustração editorial de uma empresa exportadora em operação diante de dois ritmos de tempo, com produção e estoque no primeiro plano e uma negociação institucional ao fundo, ilustrando o contexto das tarifas dos eua aplicadas ao Brasil.
A negociação comercial pode levar semanas ou meses; pedidos, estoque, capacidade produtiva, margem e caixa continuam exigindo decisões enquanto isso.

Sumário

Em 31 de agosto de 2026, Brasil e Estados Unidos voltaram formalmente à mesa para discutir as novas tarifas dos EUA impostas a produtos brasileiros.

Os ministros Mauro Vieira e Márcio Elias Rosa reuniram-se virtualmente com o representante comercial norte-americano, Jamieson Greer. Houve acordo para realizar reuniões técnicas nas semanas seguintes e, depois, nova reunião ministerial.

O canal diplomático foi reaberto. As tarifas, porém, não foram alteradas. Márcio Elias Rosa classificou a conversa como uma retomada do diálogo e afirmou que não houve avanço nos pontos de negociação naquele encontro. (Serviços e Informações do Brasil)

Essa diferença produz um problema que não cabe bem na cronologia diplomática. Governos podem negociar durante semanas ou meses.

Uma empresa precisa decidir hoje se mantém um preço, confirma um pedido, compra matéria-prima, ocupa capacidade produtiva, embarca mercadoria, financia estoque ou aceita reduzir margem para preservar um cliente.

O problema empresarial das tarifas dos EUA, portanto, não começa nem termina na pergunta sobre qual será o resultado da negociação entre Brasília e Washington.

Começa no intervalo entre duas realidades.

A primeira é política: as medidas podem mudar. Com a retomada das conversas, surge um caminho para isso.

A segunda é econômica: até que mudem, as medidas vigentes já modificaram as condições de acesso de parte dos produtos brasileiros ao mercado norte-americano.

Uma empresa que ignora a primeira realidade pode reagir como se a ruptura fosse permanente. Uma empresa que ignora a segunda pode organizar sua estratégia em torno de um acordo que ainda não existe.

O desafio está justamente entre as duas.

A negociação voltou, mas as tarifas dos EUA continuam vigentes

Não existe, a rigor, um único “tarifaço” aplicável da mesma maneira a toda a pauta brasileira.

Em 15 de julho, o USTR anunciou uma ação específica contra o Brasil ao amparo da Seção 301 do Trade Act de 1974, estabelecendo tarifa adicional de 25% para determinados produtos.

A decisão resultou de uma investigação na qual o governo norte-americano levantou questões relacionadas, entre outros temas, a comércio digital e meios de pagamento, tarifas preferenciais, aplicação de regras anticorrupção, propriedade intelectual, acesso ao mercado de etanol e desmatamento. A medida passou a valer em 22 de julho, sujeita a exceções. (United States Trade Representative)

Em 23 de julho, uma segunda investigação da Seção 301, desta vez relativa à alegada falha de dezenas de economias em impor e aplicar efetivamente uma proibição à importação de bens produzidos com trabalho forçado, produziu outra tarifa adicional.

Para o Brasil, a alíquota foi fixada em 12,5%, com vigência a partir de 24 de julho e também com exceções previstas na decisão norte-americana.

O enquadramento é uma determinação dos Estados Unidos, contestada pelo governo brasileiro, e não deve ser confundido com constatação independente deste artigo sobre as políticas brasileiras. (United States Trade Representative)

Nos produtos atingidos simultaneamente pelas duas medidas, as sobretaxas se acumulam e chegam a 37,5%.

Elas não se acumulam da mesma forma com as medidas setoriais da Seção 232, o que torna a exposição dependente da classificação do produto e do regime que incide sobre ele. (Serviços e Informações do Brasil)

Essa arquitetura importa porque uma frase como “os Estados Unidos tarifaram o Brasil em 37,5%” é factualmente ruim e economicamente pouco útil.

A alíquota depende do produto e do regime

Com a pauta bilateral de 2024 como base, quando o Brasil exportou US$ 40,4 bilhões para os Estados Unidos, o MDIC estimou que 23,1% dessas exportações estariam alcançadas pelas duas novas ações da Seção 301.

Desse total, 4,7% da pauta estaria sujeita apenas aos 12,5%, 1,9% apenas aos 25% e 16,5% simultaneamente às duas sobretaxas, chegando aos 37,5%.

Outros 24,2% estavam sujeitos a medidas setoriais da Seção 232. Já 52,7% permaneciam fora dessas sobretaxas adicionais específicas ou setoriais e continuavam sujeitos às tarifas ordinárias norte-americanas. (Serviços e Informações do Brasil)

A diferença entre os grupos é enorme.

Máquinas e equipamentos, diversos tipos de madeira, gorduras e óleos, calçados, móveis e confecções aparecem entre os exemplos citados pelo MDIC de produtos alcançados pelas duas novas medidas.

Açúcar aparece entre os atingidos apenas pelos 25%. Entre os produtos que, segundo o levantamento oficial, não estavam alcançados por essas sobretaxas adicionais estavam café, carnes, aeronaves, suco de laranja, frutas, diversos produtos químicos e a maior parte da celulose. (Serviços e Informações do Brasil)

A primeira conclusão empresarial, portanto, não deveria ser “o que fazer diante da tarifa dos Estados Unidos”.

Deveria ser: qual é exatamente a exposição do produto, da operação e do cliente?

O mapa da exposição vale mais do que a manchete

Os Estados Unidos continuam sendo um mercado importante para o Brasil, mas a dependência agregada brasileira é muito diferente da dependência de empresas e setores específicos.

No primeiro semestre de 2026, o mercado norte-americano respondeu por 9,4% das exportações brasileiras, ante 12,1% no mesmo período de 2025. Em 2024, sua participação anual havia sido de 12%.

Essa leitura agregada ajuda a dimensionar a relação bilateral, mas não responde ao problema de uma empresa para a qual os Estados Unidos representam 40%, 60% ou 80% das vendas externas. (Serviços e Informações do Brasil)

Da mesma forma, a queda de 13% das exportações brasileiras aos Estados Unidos no primeiro semestre de 2026 não pode ser apresentada como efeito das novas tarifas dos EUA de julho.

O próprio período demonstra o problema causal: grande parte da redução ocorreu antes de as novas medidas entrarem em vigor. Petróleo bruto e produtos semiacabados de ferro e aço tiveram papel relevante nesse recuo. (Serviços e Informações do Brasil)

Em 1º de setembro, ainda era cedo para medir de maneira limpa quanto das variações posteriores de pedidos, preços e embarques decorreria especificamente das medidas que começaram a produzir efeitos em 22 e 24 de julho.

Isso não significa que o impacto empresarial fosse apenas hipotético.

O impacto das tarifas pode começar antes das estatísticas

A expectativa pode mudar antes do dado realizado. Em junho, quando novas tarifas ainda estavam sendo propostas, a Sondagem Industrial da CNI registrou queda do índice de expectativa de quantidade exportada de 51,2 para 49,7 pontos, passando pela primeira vez em 2026 para a faixa associada à expectativa de redução das exportações nos seis meses seguintes.

A intenção de investimento também recuou naquele levantamento. A pesquisa mede percepção dos industriais, não efeito causal consumado sobre o comércio, mas mostra que a incerteza altera decisões antes de aparecer integralmente nas estatísticas aduaneiras. (Imprensa Portal da Indústria)

Esse intervalo entre mudança de expectativa e resultado observado é precisamente o espaço em que uma empresa precisa agir.

Quando a estatística agregada finalmente registra o choque, parte das decisões já foi tomada.

Há três relógios correndo ao mesmo tempo

A reunião de 31 de agosto colocou novamente em movimento o primeiro relógio, o diplomático.

Brasil e Estados Unidos concordaram em manter reuniões técnicas nas semanas seguintes e voltar posteriormente ao nível ministerial.

Isso cria uma via institucional para negociar as medidas, mas não havia, em 1º de setembro, redução de alíquotas acordada, nova lista oficial de exceções decorrente dessa rodada ou cronograma formal para alteração das tarifas. (Serviços e Informações do Brasil)

O segundo relógio é multilateral.

Em 27 de julho, o Brasil solicitou consultas na Organização Mundial do Comércio no caso DS646.

A contestação abrange tanto a tarifa adicional de 25% da investigação específica sobre o Brasil quanto os 12,5% decorrentes da investigação sobre trabalho forçado.

O governo brasileiro alegou incompatibilidade das medidas com dispositivos do GATT e do Entendimento sobre Solução de Controvérsias. (Organização Mundial do Comércio)

Institucionalmente, o pedido de consultas inicia formalmente uma disputa na OMC.

As partes dispõem dessa etapa para tentar uma solução antes de avançar no contencioso.

Somente depois de 60 dias sem solução o reclamante pode solicitar o estabelecimento de um painel. Em 1º de setembro, o DS646 permanecia, portanto, na fase de consultas. (Organização Mundial do Comércio)

Isso não permite prever o resultado jurídico, muito menos seu prazo final. Permite apenas observar que o relógio multilateral possui sua própria duração.

O terceiro relógio é o da empresa

O terceiro relógio pertence às empresas. Ele não espera a próxima rodada técnica, a reunião ministerial seguinte nem o eventual avanço do DS646.

Um pedido tem data, uma matéria-prima precisa ser comprada antes da produção, uma linha industrial precisa ser programada, uma mercadoria pronta ocupa estoque. Capital comprometido tem custo.

Um cliente norte-americano pode precisar fechar seu próprio orçamento antes de saber se os governos chegarão a um entendimento.

A política comercial é negociada em tempo institucional. A operação comercial é executada em tempo econômico.

Quando esses tempos se afastam, a incerteza deixa de ser apenas política e passa a integrar o custo da operação.

Uma tarifa não determina sozinha quem perde o pedido

Também seria errado transformar a alíquota em uma previsão automática de queda das exportações.

A tarifa altera o preço relativo de acesso ao mercado. A reação posterior depende da estrutura econômica da operação.

Um importador que não possui fornecedor substituto equivalente pode continuar comprando, apesar do custo adicional. Outro pode reduzir sua margem para preservar o cliente final. Exportador e importador podem renegociar o preço.

Em um mercado com muitos concorrentes substituíveis, o comprador pode deslocar rapidamente a origem da mercadoria.

Em outro, especificações técnicas, certificações, relacionamento comercial, disponibilidade física ou qualidade podem tornar a troca mais lenta e cara.

A experiência recente dos próprios Estados Unidos ajuda a mostrar por que o mecanismo não é linear.

Um estudo do FMI sobre os aumentos tarifários norte-americanos de 2025 encontrou pouca redução dos preços dos fornecedores estrangeiros antes das tarifas no nível das variedades analisadas, o que significou forte transmissão da tarifa para o preço de importação já acrescido do tributo.

Ao observar os produtos de forma agregada, porém, os pesquisadores encontraram outra resposta: importadores passaram a realocar compras para origens e variedades relativamente mais baratas, especialmente nos produtos submetidos aos maiores aumentos tarifários. (IMF)

A mesma alíquota pode produzir riscos diferentes

Essa evidência não deve ser transportada mecanicamente para cada exportação brasileira de 2026. Ela demonstra um princípio mais geral.

Tarifas podem produzir ajuste pelo preço, pela margem, pela origem escolhida, pela qualidade, pelo volume comprado ou por uma combinação desses elementos.

Duas empresas submetidas à mesma alíquota nominal podem, portanto, enfrentar riscos muito diferentes.

Uma pode vender um produto diferenciado, com poucos substitutos imediatos e contrato de longo prazo. Outra pode disputar uma mercadoria padronizada contra fornecedores de países não sujeitos à mesma sobretaxa.

Uma possui margem suficiente para negociar temporariamente. Outra opera com espaço reduzido entre custo e preço.

Uma consegue redirecionar parte da produção. Outra construiu equipamentos, certificações ou especificações comerciais em torno do cliente norte-americano.

A tarifa é uma variável do risco. Não é o risco inteiro.

O próprio drawback revela o problema do tempo

Em 24 de agosto, o governo brasileiro editou a Medida Provisória nº 1.386 para permitir, sob determinadas condições, uma prorrogação excepcional de um ano nos prazos do regime de drawback suspensão quando compromissos de exportação tivessem sido comprovadamente afetados pelas tarifas adicionais dos EUA. A Portaria Secex nº 536 regulamentou a medida no dia seguinte. (Presidência da República)

O aspecto mais interessante dessa decisão, para este artigo, não está nos procedimentos do regime aduaneiro, mas sim no diagnóstico econômico implícito.

Uma empresa pode ter importado ou adquirido insumos, organizado a produção e assumido um compromisso de exportação sob determinada estrutura comercial.

Quando uma tarifa externa altera a viabilidade daquela venda, o tempo necessário para cumprir a obrigação econômica pode deixar de coincidir com o tempo originalmente previsto no regime.

A prorrogação oferece prazo, mas não reduz a tarifa norte-americana, não restaura a margem perdida, não garante comprador alternativo e não resolve uma negociação bilateral.

Ela aumenta a capacidade de adaptação da empresa enquanto o choque comercial ainda está sendo administrado. (Serviços e Informações do Brasil)

O Plano Brasil Soberano expressava lógica semelhante por outro instrumento.

A etapa iniciada em julho ampliou a possibilidade de apoio financeiro a empresas expostas a instabilidade internacional e tarifas comerciais majoradas, embora parte da expansão ainda dependesse de regulamentação e ajustes operacionais no próprio programa. (BNDES)

Essas medidas domésticas não anulam o choque externo, mas compram capacidade de resposta.

E capacidade de resposta é particularmente valiosa quando ninguém sabe ainda quanto tempo a regra externa permanecerá em vigor.

Esperar a negociação também é uma decisão empresarial

A retomada do diálogo produz uma tentação compreensível: evitar mudanças importantes até que os governos definam o novo equilíbrio.

Para algumas empresas, isso pode ser racional. Para outras, pode significar concentrar risco em um cenário político sobre o qual elas não possuem controle.

Considere primeiro a possibilidade de uma solução relativamente rápida.

Se as tarifas dos EUA forem reduzidas ou determinadas exceções forem ampliadas em prazo curto, uma empresa que tenha rompido relações, abandonado clientes ou aceitado custos elevados para construir às pressas outro mercado pode descobrir que reagiu de forma mais permanente do que o choque exigia.

Agora considere o cenário oposto. As negociações continuam, mas avançam lentamente. Nesse caso, uma empresa que mantém preço, produção e capacidade inteiramente organizados em torno da restauração do status anterior pode consumir margem e caixa enquanto espera.

Há ainda um resultado intermediário. Algumas linhas tarifárias podem obter tratamento melhor enquanto outras permanecem afetadas. Uma solução política não precisa beneficiar todos os produtos na mesma intensidade.

E a disputa pode simplesmente prolongar-se, combinando negociação bilateral, consultas multilaterais e medidas domésticas de adaptação sem uma resolução abrangente no horizonte relevante para certos contratos.

Não existe base, em 1º de setembro, para atribuir probabilidades confiáveis a esses caminhos.

Essa incerteza não impede a decisão e sim muda o tipo de decisão necessária.

Em vez de apostar toda a estratégia em uma previsão sobre Washington ou Brasília, a empresa pode perguntar quais escolhas permanecem razoáveis em mais de um cenário.

Essa é uma diferença importante entre prever e administrar risco.

Diversificar não significa abandonar os Estados Unidos

A palavra “diversificação” também merece cuidado.

Quando um mercado se torna mais caro ou politicamente incerto, procurar outros compradores parece uma resposta evidente. Mas abrir uma alternativa comercial possui custo.

Um novo destino pode exigir certificação distinta, adaptação de produto, outro canal de distribuição, condições comerciais menos favoráveis ou frete diferente. Pode haver concorrentes já estabelecidos.

O comprador alternativo pode aceitar o produto, mas não o mesmo volume. Em certas condições, exigirá desconto. Também pode comprar em outro calendário ou aumentar a distância entre produção e recebimento, pressionando capital de giro.

Por isso, diversificar não é sinônimo de sair do mercado norte-americano. É construir opções.

A distinção importa porque um relacionamento comercial existente também possui valor. Cliente, histórico de fornecimento, especificações conhecidas, logística testada e canais já construídos representam ativos econômicos.

Abandoná-los em resposta a uma regra potencialmente negociável pode ser tão arriscado quanto depender exclusivamente de sua reversão.

A decisão pode assumir formas intermediárias.

Preservar parte da presença nos Estados Unidos enquanto se desenvolvem destinos alternativos. Renegociar volume antes de abandonar o cliente. Revisar a margem suportável por determinado período. Separar pedidos rentáveis daqueles que deixaram de cobrir o custo econômico.

Reduzir a concentração futura sem liquidar uma relação existente. Testar compradores alternativos antes de precisar deles em escala. O custo de criar essas opções faz parte do cálculo.

Uma empresa resiliente não é necessariamente aquela que muda de mercado mais rápido.

Pode ser aquela que consegue escolher entre mais de uma resposta sem ser obrigada a fazê-lo no pior momento.

O sinal que importa não é a reunião, mas o que muda depois dela

Para acompanhar a disputa, a quantidade de manchetes provavelmente será maior do que a quantidade de informações realmente úteis à decisão empresarial.

Uma nova reunião é relevante porque mantém o canal diplomático aberto. Mas redução efetiva de risco exige evidência mais concreta.

Se uma negociação resultar em mudança de alíquota, alteração da lista de produtos, nova exceção ou modificação formal do tratamento aduaneiro, a exposição econômica muda.

Se houver apenas nova reunião, a incerteza política pode diminuir sem que o custo comercial corrente se altere.

O mesmo vale para a OMC. Uma evolução processual é relevante para a disputa entre Estados, mas não necessariamente modifica a tarifa enfrentada pelo próximo embarque.

Do lado empresarial, outros sinais ajudam a entender o choque: cancelamento ou redução de pedidos, renegociação de preços, deterioração de margens, aumento de estoque, redirecionamento efetivo de destinos, perda de clientes, maior necessidade de capital ou mudança no comportamento dos concorrentes.

Alguns desses indicadores aparecem antes nas empresas. Outros aparecem depois nas estatísticas oficiais.

A diferença entre eles é importante porque uma companhia não precisa esperar o dado nacional confirmar aquilo que já está acontecendo em seu próprio livro de pedidos.

Da mesma forma, não deveria transformar um caso particular em diagnóstico de todo o comércio Brasil-Estados Unidos.

O nível correto de análise está entre os dois extremos: compreender o regime comercial geral e medir a exposição específica da operação.

As tarifas dos EUA podem mudar. A necessidade de decidir já existe

A retomada das negociações de 31 de agosto é um fato material.

Ela transforma uma situação de comunicação mais limitada em um processo bilateral novamente ativo, com reuniões técnicas previstas e nova instância ministerial a ser realizada.

Também confirma que a estrutura tarifária não deve ser tratada intelectualmente como algo imutável. (Serviços e Informações do Brasil)

Mas negociação não é concessão.

Em 1º de setembro de 2026, não havia acordo anunciado que reduzisse as duas novas tarifas da Seção 301.

Não havia resultado do contencioso na OMC. E as medidas domésticas brasileiras ampliavam instrumentos de adaptação sem eliminar o custo de acesso criado pelas decisões norte-americanas. (Organização Mundial do Comércio)

É nesse intervalo que o problema empresarial se torna mais interessante do que a própria disputa política.

Esperar pode preservar relações se a solução vier rapidamente. Esperar demais pode consumir margem, caixa e capacidade de reação.

Diversificar pode reduzir concentração. Diversificar depressa e sem escala pode aumentar custos e destruir valor.

Absorver parte da tarifa pode manter o cliente. Absorvê-la por tempo excessivo pode transformar receita em operação economicamente ruim.

Abandonar o mercado pode evitar uma exposição. Pode também destruir uma posição comercial que seria difícil reconstruir se a política mudar.

Por isso, a pergunta estratégica não é se a empresa deve acreditar ou não na negociação. É quanto de sua operação precisa depender do sucesso dela.

Governos negociam políticas. Empresas administram consequências enquanto essas políticas ainda estão sendo negociadas.

A diferença entre os dois tempos talvez seja o elemento mais importante das novas tarifas dos EUA para quem precisa tomar decisões antes de conhecer o desfecho.

Compartilhe este artigo
Este conteúdo pode ser útil para outros profissionais da sua rede.
Área de Pesquisa
Arquivo
Posts Recentes
Siga-nos nas Redes